domingo, 29 de janeiro de 2012

Será o RapidShare O Substituto do Megaupload

 

 

image

Você já deve estar cansado de ler sobre SOPA e Megaupload, mas o assunto ainda vai render bastante. imageDepois da prisão do dono do Megaupload, vários outros sites de compartilhamento estão começando a reavaliar a permanência na internet. Entre eles estão alguns dos mais famosos, como o FileServe e FileSonic, que deixaram de oferecer contas Premium.

Outros sites deixaram de atender aos usuários norte-americanos para fugir da fiscalização dos Estados Unidos. Entre eles, estão o FileJungle (que está bloqueando o IP de computadores do país) e o Uploaded (que baniu todos os usuários de lá). Isso mostra certo receio em relação aos fiscais antipirataria, que podem aplicar multas bem altas.

O MediaFire publicou uma nota relatando que seu serviço é diferente do oferecido pelo Megaupload, pois é um site dedicado ao armazenamento nas nuvens, não para compartilhamento de conteúdo ilegal. É lógico que existem muitas semelhanças, mas o que o MediaFire tenta dizer é que o material disponível lá é todo legalizado – e o que não é deve ser excluído.

  • Megaupload: fechado;
  • FileServe: está deletando arquivos e fechou programa de afiliados;
  • FileJungle: está deletando arquivos e testando bloqueio de IPs americanos;
  • UploadStation: está deletando arquivos e testando bloqueio de IPs americanos;
  • FileSonic: deixou de oferecer contas Premium;
  • VideoBB: deixou de oferecer contas Premium;
  • Uploaded: baniu todos os IPs norte-americanos;
  • FilePost: suspendeu contas com conteúdo ilegal;
  • HotFile: suspendeu contas com conteúdo ilegal;
  • VideoZer: deixou de oferecer contas Premium;
  • RapidShare: deletando arquivos ilegais;
  • 4Shared: deletando arquivos ilegais.

 

Essas semanas foram realmente conturbada no mundo do compartilhamento de arquivos na internet. Depois do Megaupload ter sido fechado e seus proprietários presos, do Anonymous ter lançado uma onda de ataques contra a censura e do projeto SOPA ter sido cancelado, agora é hora de começar a briga nos tribunais. Advogados tanto do Megaupload como do RapidShare (duas páginas de compartilhamento) tentam defender suas empresas, afirmando que o ato de efetuar o upload ou download de arquivos por eles em nada se difere de sites “legais”, como o Dropbox e o iCloud da Apple. Além disso, Ira Rothken, advogado do Megaupload, disse ao Ars Technica que a prisão de Kim Dotcom e o fechamento do site não foram feitos pelos canais legais. Para defender seu argumento, Ira compara o site ao YouTube e lembra do processo da Viacom contra o site de vídeos, que permaneceu aberto durante todo o processo de julgamento.

image

Essa não é a primeira vez que o Megaupload tem problemas com os detentores de direitos autorais. No mês passado o site chegou a ameaçar o estúdio Universal Music Group com um processo depois que uma propaganda do site foi tirada do ar.

Quando questionados sobre o desligamento do site, o Megaupload disse à Associated Press que “o fato é que a grande maioria do tráfego do Megaupload é legítimo”, completando que “se a indústria de conteúdo quer tirar vantagem da nossa popularidade, estaremos felizes em dialogar”. Foi só comigo ou isso soou bastante arrogante?

Apesar do desligamento do site ocorrer um dia depois do protesto contra a proposta de lei americana SOPA, não há indícios de que ela seja a causa da desativação.

image

 

Por Enquanto tem isso na rede

Algumas horas depois de o Megaupload ter sido fechado pelo FBI, uma conta no Twitter associada ao grupo hacker Anonymous divulgou uma URL em que supostamente será possível acessar o site novamente em breve.

O endereço de IP http://109.236.83.66 direciona o visitante para uma página com a interface do Megaupload, exibindo a seguinte mensagem: “Este é o novo Megaupload! Estamos trabalhando para voltar a funcionar a todo vapor”.

A princípio, não é possível afirmar se o site é fraudulento ou não, mas por via das dúvidas, seguir o pedido constante na página para que os visitantes adicionem a URL aos seus favoritos pode não ser uma boa ideia. Nas últimas horas, vários endereços surgiram na rede apontando supostamente para o novo Megaupload, mas até agora nada foi confirmado.

Bom enfim a internet nunca mais sera a mesma sem o Megaupload e se os servidores de arquivos forem fechados nos estaremos nos tempos das cavernas

Nenhum comentário:

Postar um comentário